Welcome to my blog, hope you enjoy reading :)
RSS

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A crise dos sete anos no casamento

-Quando estava as vesperas do meu casamento a quase oito anos atraz, ouvi muitas coisas (verdades e mitos) a respeito do casamento, de tudo que eu e meu esposo passariamos a viver dali em diante... Ganhamos um livro:"CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS" de Gustavo Cerbasi, onde li um dos melhores textos explicando a tão temivel crise dos sete anos: 
"...muitas pessoas afirmam que, após sete anos de casamento, as coisas "azedam". A crise dos sete anos é inevitavel, afirmam muitos casais.
...Segundo um casal de amigos com a explicação bem humorada para a ocorrencia da crise, é que, ao longo do tempo muitos detalhes charmosos do lar do casal se desfazem. 
No começo, tudo é novo e reluzente: enxoval, faqueiro lustroso, copos de cristal para servir as visitas, todos eletrosdomesticos em perfeito funcionamento.
Depois de cerca de sete anos de uso, muitos jogos de copos já estão incompletos, os talheres opacos, o enxoval com aparencia de usado. Muitos eletrodomesticos deixaram de funcionar, e a rotina do casal passa a incluir a visita de tecnicos que cobram os olhos da cara por serviços mal feitos. As lampadas da casa se queimam, e os  insistentes pedidos para que o "maridão" as toque soam como implicancia. As paredes precisam de pintura, mas dá pra continuar vivendo assim. As portas rangem, os ralos estão entupidos, o filtro de água está com defeito, enfim, um sem-numero de problemas transformaram o outrora "ninho de amor" em um cafofo caindo aos pedaços.
 Esses problemas nõa são notados, pois vão ocorrendo aos pouquinhos ao longo do tempo. Por volta de sete anos, parece que o charme e o romantismo acabaram, mas a grande verdade é que foi o dinheiro que encurtou. O bom é que a crise dos sete anos pode ser evitada. Não é grande trabalho, mas envolve alguma disciplina, maiuma vez com os olhos no futuro. 
  O casal deve incluir em seu orçamento recursos para formar uma poupança destinada a "renovar a casa" de tempos em tempos.
 Alguns casais optam por reformar tudo de uma vez após sete ou oito anos, é como casar de novo, renovar os sonhos, curtir a emoção de ter novidades na vida.
  O caminho a ser evitado é justamente o da acomodação. 
  Não existe o "estamos bem assim" . A vida depende de renovação!""
Não é que faz sentido? Não se trata apenas de questões psicológicas, as coisas 'externas' também provocam esse stress entre o casal!
Quem sabe, cuidar de todas essas coisas antes que elas aconteçam não seja uma boa alternativa? Afinal a manutenção de TUDO na vida sai bem mais em conta que algo novo...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico "Tão" feliz quando recebo um comentario... E então, vai sair sem comentar?!?!?